quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Sabe que investimentos andou Buffett a fazer no segundo trimestre?


O guru dos mercados, o Oráculo de Omaha, o terceiro homem mais rico do mundo com uma fortuna avaliada pela Forbes em 44 mil milhões de dólares (33,5 mil milhões de euros). Qualquer uma destas palavras poder ser resumida num único nome: Warren Buffett. O investidor mexeu na sua carteira de investimentos no segundo trimestre, através da sua holding Berkshire Hathaway, e registaram-se algumas mudanças.

Na prática, Buffett reduziu as suas posições em empresas de consumo, como a Kraft ou a Procter & Gamble, enquanto que se desfez da participação que detinha na Intel. Em sentido inverso, petrolíferas e empresas ligadas aos media foram as compras feitas pelo investidor norte-americano. Contas feitas, o valor total dos investimentos de Buffett desvalorizou 1,3% no segundo trimestre para os 74,3 mil milhões de dólares.
Três meses foi o tempo que as ações da tecnológica Intel permaneceram no portfolio da Berkshire Hathaway. Isto porque no segundo trimestre, Buffett vendeu os 7,7 milhões de títulos que detinha naquela empresa por um valor de 204 milhões de dólares.
À venda da Intel, um movimento estranho já que Buffett costuma apenas comprar e mantém as suas ações em carteira, alia-se uma redução da empresa em várias empresas de consumo.
A Berkshire reduziu a sua presença no grupo alimentar Kraft em 25%, para as 59 milhões de ações valorizadas em 2,4 mil milhões. Já a posição na Procter & Gamble recuou quase 20% para as 60 milhões de ações, tal como na Johnson & Johnson em que a participação foi reduzida em 64% para os atuais 10,3 milhões de títulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário